Venâncio Aires, 19 de April de 2014
Home do Site Portal Transparência Ouvidoria Contracheque        RSS - Venâncio Aires
BUSCA NO SITE:   
30 de July de 2013 - Educação

SME busca valorização do livro e da leitura através do teatro




Um projeto inédito nas escolas do município de Venâncio Aires começa a ser colocado em prática através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o diretor e ator venâncio-airense Sérgio Rosa. O projeto sociocultural 'Leitura em cena, a arte da leitura no interior de Venâncio Aires’ visa a levar às escolas da zona rural do município a peça teatral Papelito em busca de uma boa leitura.
Na tarde desta terça-feira, Rosa fez um breve resumo à secretária de Educação do município, Rosange Lehmen de Moraes, a respeito da peça, ressaltando a importância da leitura, principalmente às crianças. As apresentações serão de forma voluntária e a Prefeitura vai disponibilizar o transporte aos educandários do interior, distribuídas em diferentes distritos. “Agradecemos à generosidade e atitude do Sérgio, que vai oportunizar a esses alunos do jardim ao ensino fundamental conhecimento, tanto do mundo real quanto imaginário”, salientou a secretária Rosange.
A intenção é levar o teatro às 23 escolas do interior, sendo 18 delas multisseriadas, ou seja, com um professor. Sérgio Rosa destaca que este projeto tem a missão de resgatar por parte dos estudantes o interesse pela leitura e a valorização do livro. “Ao mesmo tempo é uma forma de fomentar a cultura dentro das escolas do interior, pois esse é um público muitas vezes carente de cultura”, frisa Rosa. Ele acrescenta que a peça está sendo divulgada e apresentada em várias escolas do Estado.
A Secretaria de Educação de Venâncio Aires divulgou o cronograma das apresentações sempre às quintas-feiras. No próximo dia 8 de agosto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alcebíades Moreira, de Linha Alto Paredão, João Cândido de Moura, Linha Marmeleiro e Osvaldo Cruz, de Linha Cachoeira, recebem a peça teatral.
Rosa conclui que durante a realização do projeto serão sorteadas entre a plateia camisetas idealizadas pela artista Joana Heck e patrocinadas pela IMX Sport. O projeto conta com o apoio cultural da SIR Informática, Relojoaria Schedler, Clínica Naturais Sanus e Ótica Lauro. A Secretaria Municipal de Educação é responsável pelo o transporte e elo cronograma de apresentação nas escolas.

RESUMO DA PEÇA PAPELITO, EM BUSCA DA BOA LEITURA:
É um desempenho teatral interativo, didático, lúdico, com músicas, contação de história, teatro e poesia. Tem como propósito resgatar nas pessoas a valorização do livro e da leitura. A  produção é de 2012 com texto, direção e atuação do venâncio-airense Sérgio Rosa. A apresentação tem 40 minutos e é voltada para todos os públicos. Atualmente está sendo colocado em prática em escolas de várias cidades gaúchas, como Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Taquari, Torres, Pelotas, Ibarama, Capão da Canoa, Lajeado, Vera Cruz, Passo do Sobrado, Vale do Sol e Venâncio Aires.
Segundo o ator, há agendas confirmadas em escolas de Nova Petrópolis, Agudo, Bento Gonçalves, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Dom Pedrito, São Lourenço do Sul, Cachoeira do Sul, Encantado e Estrela. As escolas interessadas podem contatar o fone 51-98823564 ou e-mail papelitoleitura@gmail.com. Quem quiser conhecer um pouco mais da peça é só visitar o blog: www.papelitopapelito.blogspot.com


Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann
Foto: Rui Borgmann


acesso rápido
licitações
legislação
mídias sociais
twitter
PREFEITURA DE VENÂNCIO AIRES     |      Rua Osvaldo Aranha, 634 - Centro - Fone: (51) 3983-1000     |      contato@venancioaires.rs.gov.br