Imagem Ilustrativa - Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
conteúdo
12 de December de 2013 - Saúde

Escola de Saúde Pública abre processo seletivo para residência médica em Venâncio Aires




 

A Escola de Saúde Pública (ESP) do Rio Grande do Sul está com edital aberto para processo seletivo para residentes em diversas áreas da saúde pública, como médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e odontólogos. O objetivo é preencher vagas em nível de pós-graduação para interessados em se especializar em saúde comunitária (SUS). A seleção irá contemplar seis municípios do Estado com a residência profissional médica. Venâncio Aires, que já possui parceria com a Escola de Saúde Pública com três residentes nas áreas de enfermagem, psicologia e nutrição, para 2014 receberá mais três profissionais nestas áreas e dois profissionais médicos.

O secretário municipal de Saúde, Celso Artus, destaca a importância do programa de residência da Escola de Saúde Pública. Além de qualificar os quadros no município com profissionais interessados em atendimento pelo SUS, Venâncio Aires não tem custos com os residentes, que recebem bolsas da instituição porto-alegrense. “É uma dupla vitória. São mais profissionais na nossa rede, realizando projetos e trocando ideias com os nossos profissionais, e a Prefeitura não tem custos. Venâncio Aires está num seleto grupo de municípios escolhidos para essa residência justamente porque tem uma rede básica bem estruturada e um hospital em condições”, completa o secretário de Saúde.

Os residentes que, neste ano, trabalharam nas áreas de psicologia, nutrição e enfermagem na Unidade Básica do bairro Macedo, em 2014 farão o segundo ano de residência em outras unidades. Da mesma forma, os novos profissionais que virão terão residências de dois anos.

O prefeito Airton Artus acrescenta que a residência médica é um grande avanço que será experimentado. “Isso vai abrir caminho para que o hospital, no futuro, também receba esse tipo de residência. Estamos orgulhosos do nosso serviço de saúde e do reconhecimento que ele já vem recebendo perante o Estado”, conclui.

Para 2014, Venâncio Aires deve avançar consideravelmente na contratação de médicos. Além de três profissionais do programa Mais Médicos, devem ser contratos seis médicos para atuar na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Cruzeiro e cinco profissionais para as novas Unidades de Saúde da Família. No caso dos novos residentes, vale lembrar que os profissionais ganham bolsas do Governo do Estado para se especializarem no atendimento à rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e não haverá custos para o Município.

 


Crédito: Daiana Nervo
Fotos: Daiana Nervo


Notícias Vinculadas
Postos de saúde disponibilizam vacina para gestantes a partir de segunda-feira
Vacina previne problemas em gestantes e bebês e pode ser feita em todos os postos da cidade e interior
Servidores Municipais têm semana voltada à saúde e integração
Dia 30, repartições públicas atenderão das 7h30 às 12h
Atenção especial à obesidade dos venâncio-airenses
Esses dados estão sendo colhidos com o objetivo de implantar uma Rede Especializada na Atenção à Obesidade. Esse diagnóstico também está sendo realizado junto às Unidades Básicas de Saúde e às Escolas.
PREFEITURA DE VENÂNCIO AIRES     |      Rua Osvaldo Aranha, 634 - Centro - Fone: (51) 3983-1000     |      contato@venancioaires.rs.gov.br